Conheça Nossa História
Em 1º de janeiro de 1944, no salão nobre do Grupo Escolar local, reuniram-se autoridades e pessoas distintas da região, para a instalação do município de Morada, sob a Presidência do Juiz de Paz da época, senhor Alvim Álvares da Silva e como Secretário o Dr. Agenor Soares dos Santos.
São palavras do Presidente na sessão solene de instalação do município de Morada, transcrito conforme documento arquivado na Câmara Municipal de Morada Nova de Minas:
"Na forma da lei, e de acordo com o rito previsto, tendo em vista a salvaguarda jurídica dos interesses do povo, o resguardo da tradição histórica da Nação e a solidariedade que deve unir todos os brasileiros em torno dos ideais superiores de uma Pátria una e indivisível, bem organizada para bem defender-se, culta e progressiva para fazer a felicidade de seus filhos, eu, Alvim Álvares da Silva, Juiz de Paz, em nome do Governo do Estado, declaro confirmados para todos os efeitos, no quadro territorial desta Unidade da Federação Brasileira, segundo o disposto na Lei Orgânica Nacional nº 311, de 2 de março de 1883, e no decreto-lei estadual nº 1058 de 31 de Dezembro de 1943, todas as circunstâncias que têm por sede esta localidade, que ora recebe os foros de cidade, bem assim o distrito de Biquinhas, ficando a sede deste investida na correspondente categoria de vila.
Assim fique registrado na História Pátria, para conhecimento de todos os brasileiros e perpétuas lembranças das gerações vindouras.
Honra ao Brasil uno e individual! Paz ao Brasil rico e forte! Glória ao Brasil desejoso do bem e do progresso nos melhores sentimentos de solidariedade humana".
Este foi o primeiro grande passo para o progresso do município.
Passaram-se 03 anos e, aos 06 dias do mês de dezembro de 1947, reuniram-se os vereadores eleitos do município, já denominado Moravânia, para a Fundação da Câmara Municipal desta cidade. Em reunião presidida pelo MM. Juiz de Direito e Eleitoral, Dr. José de Castro Pires, foram empossados os vereadores da 1ª Legislatura desta Câmara, sendo eles: José Rodrigues Júnior (Presidente), Arnaldo Xavier Cordeiro (Vice-presidente), Geraldo Mendes Morato (Secretário), Ananias Xavier, Artulino Lucas da Silva, Francisco Joaquim dos Santos, Sebastião José de Moura, Augusto Oliveira Couto e Manoel Clarindo da Costa.