Lançamento do Sistema de Esgotamento Sanitário no município

montagem-sistema-de-esgotamento

O Presidente da Câmara Municipal, ZÉ FERREIRA, participou, juntamente com os Vereadores: Andréia Valadares; Carlos Costa, Emerson de Moura (Pretinho), Geraldo Alcides (Cidão); Miguel Batista e Onézio Ferreira, do evento organizado pela Copasa, para lançamento do novo Sistema de Esgotamento Sanitário do Município.

O evento aconteceu no dia 03/06/14 – Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco, ocasião propícia para tratar de assunto tão importante para a população moradense.

A obra do esgotamento sanitário do município começou em 2008, por meio de convênio do município com a Codevasf. Em 2012 foi assinado um novo contrato, no qual passou a responsabilidade da rede de esgoto para a Copasa que, de acordo com a Lei 11.445/07 – Lei de Saneamento Básico, e conforme normas da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais - ARSAE-MG, comandará os serviços do sistema, a partir de 28/07/14.

O Gerente do Distrito do Baixo Rio das Velhas, Eduardo Luiz Rigotto, explicou detalhadamente sobre o funcionamento desse sistema, que foi implantado no município há 6(seis) anos e que, a partir de agora, passará a funcionar. Enfocou os investimentos feitos, as obras realizadas, a contratação de funcionários, bem como os benefícios para a população.

Na oportunidade, esclareceu também sobre a maior preocupação do cidadão, e nossa preocupação também, enquanto representante do povo: a tarifa que será cobrada pelos serviços.

Segundo o senhor Rigotto, a tarifa que será cobrada pelo serviço do esgotamento sanitário, equivalente a 90% do valor pago sobre o consumo de água do imóvel, é uma tarifa única no Estado de Minas Gerais, estabelecida pela ARSAE. Disse que o município de Morada Nova de Minas possui 3 (três) mil imóveis e que todos deverão aderir ao sistema; portanto, a Copasa não realizará limpeza de fossas. Informou, também, baseado em dados técnicos, que, aproximadamente 700 (setecentas) famílias cadastradas nos programas sociais do Governo (CAD único) pagarão a tarifa social padrão de R$14,89 (quatorze reais e oitenta e nove centavos) mensal; e que aproximadamente 63%(sessenta e três por cento) dos imóveis do município pagarão uma tarifa mensal de até R$55,22 (cinquenta e cinco reais e vinte e dois centavos).

Esclareceu o Gerente que a empreiteira da Cemig tem o prazo até o dia 02/07/14 para ligar a energia elétrica em todas as elevatórias de esgoto, para, a partir daí, começarem os testes pela Copasa em todas as estações de tratamento. A partir do momento em que todo o sistema estiver pronto para pleno funcionamento, a população deverá, então, começar a fazer a ligação dos ramais internos, do imóvel para a rede. Informou que 500 (quinhentas) famílias de baixa renda do município, já cadastradas, terão a ligação gratuita feita pela Copasa. As demais famílias deverão providenciar a ligação por conta própria, com a vistoria da Copasa, atestando que o ramal está apto para ligar na rede de esgoto.

Depois de ouvir as explicações do Gerente da Copasa, o Presidente, Zé Ferreira, se mostrou confiante com a implantação do sistema, ressaltando o compromisso e a seriedade da empresa com esta obra de grande relevância para o município, “Tenho certeza de que os benefícios serão imensos, desde a melhoria da saúde pública, com diminuição do mau cheiro, redução dos riscos de doenças, melhoria do IDH – Índice de Desenvolvimento Humano, além do aumento da arrecadação do município, com o ICMS ecológico”, afirmou. Ao mesmo tempo, mostrou sua atenção com o cidadão moradense. “Enquanto representante e defensor dos interesses do povo, ficarei atento, para garantir que todos esses benefícios cheguem realmente aos lares da população moradense, e que a tarifa a ser paga pelo cidadão seja condizente com a realidade de nosso povo”, destacou.