PISCICULTURA E MEIO AMBIENTE EM DESTAQUE NA ESCOLA HELOÍSA

palestraescola3 palestraescola

Em 13/08/2019 o Presidente da ASPABEPESC – Associação dos Produtores, Alevinocultores e Beneficiadores de Pescado de Morada Nova de Minas, Sr. Alisson de Faria Braga, esteve presente na Escola Municipal “Heloísa de Campos Santos”, ministrando palestra para as crianças, mostrando a importância da cadeia produtiva da piscicultura para gerações futuras, bem como a importância da preservação do Meio Ambiente, principalmente, a represa de Três Marias, que circunda nosso município, sendo hoje uma das principais fontes econômicas da região.

Alisson Braga é pioneiro no ramo da piscicultura em nosso município, segmento esse que teve início no ano de 2001, através da Codevasf, e hoje, depois de 18 anos, Morada Nova de Minas ocupa o 1º lugar no ranking mineiro de criação de tilápia, exportando inclusive, para outros estados, como Rio de Janeiro, Recife, São paulo e Fortaleza.

Durante a palestra, o empreendedor levou os alunos a refletirem sobre a importância deste setor para a economia do município, sendo que, hoje, mais de 50% (cinquenta por cento) da população possui sua fonte de renda oriunda da piscicultura, fato corroborado pela maioria dos alunos presente, que levantou a mão quando foi perguntando se havia algum membro da família trabalhando nas empresas de piscicultura do município. Por esse motivo, o Sr. Alisson parabenizou a Administração Municipal e a Direção da Escola pela iniciativa de inserir o assunto em sua grade curricular.

Também foi abordada pelo palestrante a questão ambiental e a necessidade de uma maior conscientização quanto ao descarte das carcaças de peixes, pois, ainda existem registros desses descartes na beira de estradas e na represa, fato que muito prejudica o meio ambiente e atrapalha o turismo de nossa cidade, que possui grande potencial para o desenvolvimento turístico. Lembrando que o município já possui Graxarias (fábricas de rações), que reaproveitam os restos de peixes inutilizáveis.

palestraescola2 palestralisson4 palestralisson5 palestralisson3

Outro momento da palestra que chamou a atenção dos alunos foi a demonstração feita pelo senhor Alisson a respeito dos equipamentos e materiais usados no empreendimento da piscicultura, bem como a ração, filé de tilápia e os alevinos que logo estarão prontos para o abate.

palestralisson7

O Presidente da Câmara Municipal, vereador Diney (Caju) acompanhou os trabalhos do Presidente da Associação, mostrando que o Poder Legislativo está atento à importância deste setor para o desenvolvimento de Morada Nova de Minas, por isso, apoia a iniciativa da escola e a disponibilidade do Sr. Alisson em levar o assunto até as crianças, pois, a conscientização e a educação ecológica começam desde cedo.

(Na foto o Sr. Alisson Braga, a Diretora da Escola, Sra. Beatriz Lemos, e o Presidente da Câmara, Diney (Caju)