REUNIÃO NO CRAS – CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL

reuniaocras

Um dos últimos compromissos do Presidente da Câmara, vereador Diney (Caju), no ano de 2018, foi a participação na reunião do CRAS - Centro de Referência em Assistência Social, deste município, com a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Trabaho, Sra. Maria Neide Dayrell Moura, e seu Assistente, Iago, juntamente com as funcionárias do Setor, Maraíza Muniz (Coordenadora); Eliane Soares (Psicóloga); Bianka Moura, Camila Santos e Geíse Glória (Assistentes Sociais).

O Presidente esteve acompanhado do Controlador Interno da Câmara, Sr. Roosenveltt Júnior, que fez o registro da reunião, cujo objetivo foi apresentar o trabalho e as funções daquele órgão.

PRINCIPAIS FUNÇÕES DO CRAS

Vulnerabilidade social no geral: pobreza, envolvimento com drogas, alcoolismo, vínculos afetivos, deficiência com genitores e auto mutilação (depressão). Foi esclarecido que somente é ajudado quem realmente quer ajuda, porque o alvo do CRAS não são as cestas básicas mas sim a ação Social, Psicológica e Assistencial. Trazendo também os seguintes benefícios: cestas básicas eventuais, ou seja, não é contínua, e somente em casos de miséria e dificuldade; auxilio funeral e encaminhamentos de idosos para clínicas.

REPASSES MENSAIS RECEBIDOS PELO CRAS:

- R$6.000,00 (seis mil reais) para o custeio geral da instituição. (dois meses atrasados);

- R$4.500,00 (quatro mil e quinhentos) para a Assistência Social volante, que é um projeto Social feito zona Rural. (dois meses atrasados);

-R$9.000,00 (nove mil reais) para o Projeto de Convivência. (dois meses atrasados);

-R$8.000,00 (oito mil reais) CREA. (em dia);

-R$1.900,00 (mil e novecentos reais) para o Bolsa Família. (em dia);

-R$2.000,00 (dois mil reais) para o PISO MINEIRO. (em dia).

reuniaocras2Com a palavra, o Presidente da Câmara declarou total apoio ao CRAS, recordando sua luta na infância, dizendo saber exatamente o que se passa no interior de um lar humilde, salientando que uma instituiçãoreuniaocras3 como o CRAS é de grande importância no Município. Na oportunidade, sugeriu uma reunião na sede da Câmara, com todos os Vereadores, tendo em vista que todos foram convidados, mas não houve comparecimento.

-"Essa luta em prol das famílias moradenses é de todos nós", afirmou o Presidente. E sugeriu um trabalho de Assistência Social em núcleo nos bairros da cidade, a fim de se fazer um atendimento mais detalhado às famílias que realmente precisam desse apoio assistencial.