Reunião de Trabalho com a presença do Secretário André Merlo, da SEAPA

Reunião - 12/05/14A Câmara Municipal organizou mais um encontro com a classe de piscicultores, produtores e beneficiadores de pescado no município. Com o apoio do Deputado Estadual, Alencar da Silveira Júnior, o Presidente da Casa, Zé Ferreira, mobilizou as autoridades responsáveis pela fiscalização desta atividade e recebeu o apoio e confiança da classe, que marcou presença em tão importante reunião de trabalho, realizada no dia 12/05/14, no plenário da Câmara Municipal.

O Presidente da Câmara, Zé Ferreira e os vereadores, Andréia Cordeiro Valadares Sousa, Carlos Alberto Fernandes da Costa (Presidente da Colônia de Pescadores Z24), Miguel Batista de Oliveira e Onézio Ferreira Maia receberam as autoridades no plenário. Estiveram presentes: Walter Francisco de Moura (Prefeito Municipal); André Merlo (Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais); Lucas Rocha Carneiro (Superintendente de Desenvolvimento Agropecuário e da Silvicultura); Deputado Estadual Alencar da Silveira Júnior, Marcelo Furtado Vieira Vital (Superintendente Federal Substituto da Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura do Estado de Minas Gerais); José Jacobina Romaguera Neto (Chefe do Escritório da Codevasf neste município: 1ª Superintendência Regional); Thales Almeida Pereira Fernandes (Diretor Técnico do IMA – Instituto Mineiro de Agropecuária), Edmilson Ferreira Campos (Presidente da Coopeixe – Cooperativa dos Piscicultores do Alto e Médio São Francisco Ltda.), Onedino Pereira de Souza (Presidente da Coopim – Cooperativa dos Piscicultores de Morada Nova de Minas); Eduardo Nunes Moreira (Extensionista Agropecuário da EMATER-MG, neste município) e Padre Evaldo Pacheco (Diretor Geral da Comunidade Terapêutica Alma Nova, antigo Lar Dom Orione).

A reunião teve como tema: A Aquicultura e Suas Obrigatoriedades, com a pauta: Legislação dos Frigoríficos (IMA); Controle da Vazão de Água na Represa de Três Marias; Legalização da Piscicultura e Regularização do Aterro Sanitário.

Todas as autoridades presentes se colocaram à disposição para ajudar a resolver os problemas enfrentados pelos piscicultores. Salientaram que ficaram surpresos com a quantidade de pequenos produtores existentes na região e com a elevada produção que é comercializada no mês, aproximadamente 600 toneladas. Explicaram que, infelizmente, os produtores começaram a criação de tilápia sem legalização e que o crescimento veio muito rápido. Em 2008 a produção era de aproximadamente 30 toneladas no mês, e que diante das dificuldades encontradas, alguns produtores exercem a atividade de forma irregular. Para a devida legalização é necessário passar por três níveis: municipal, estadual e federal, sendo que a maior preocupação é com o abate, na qualidade que vai para a mesa do consumidor. Informaram que a fiscalização é feita porque há denúncias, pois o intuito dos órgãos não é de prejudicar e sim de fiscalizar. E por último informaram também que estão de portas abertas para quaisquer esclarecimentos necessários para agilizar a regularização dos estabelecimentos, inclusive sugeriram uma parceria com a Prefeitura para instalação de uma sala com equipes aptas e com pessoal capacitado com finalidade única de apoiar, orientar e capacitar os piscicultores na concessão do selo ambiental.

andre-merlo

O Secretário, André Merlo, se solidarizou com os problemas dos produtores, principalmente pelas mudanças no setor e pela necessidade de adaptação às leis. Disse que o Estado é um parceiro nesta busca pela legalização da atividade e espera ser o Secretário que vai resolver definitivamente os problemas da Aquicultura no Estado de Minas Gerais.

O Deputado Estadual Alencar da Silveira Júnior registrou sua preocupação com o problema da vazão de água na represa de Três Marias e falou de seus esforços na Assembleia Legislativa na busca pela resolução de todas as dificuldades enfrentadas pela classe de piscicultores. - See more at: http://www.camaraemacao.mg.gov.br/Materias2014/reuniaopiscicultura.htm#sthash.Hd9WxIUe.dpuf

Zé Ferreira

Depois dos trabalhos, foi realizada uma visita de campo nas principais pisciculturas e ao frigorífico, deixando o Presidente da Câmara, que também é produtor e comercializador de tilápia, esperançoso. Agora as autoridades conhecem de perto a realidade desta classe trabalhadora, e tenho confiança de que os olhares dos governos Estadual e Federal estarão voltados para Morada Nova de Minas - afirmou.